O hip-hop emergiu no
final da década de 1960 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes
subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social
como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura
e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de
lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam
de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam
como um sistema opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de
algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e
as regras impostas por elas,devendo segui-las rigidamente.
Esses bairros eram
essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da
Jamaica. Por lá existiam festas de rua com equipamentos sonoros ou carros de
som muito possantes chamados de Sound System (carros equipados com equipamentos
de som, parecidos com trios elétricos). Os Sound System foram levados para o
Bronx, um dos bairros de Nova Iorque de maioria negra, pelo DJ Kool Herc, que
com doze anos migrou para os Estados Unidos com sua família. Foi Herc quem
introduziu o Toast (modo de cantar com levadas bem fraseadas e rimas bem
feitas, muitas vezes bem politizadas e outras banais e sexuais, cantadas em
cima de reggae instrumental), que daria origem ao rap.
Neste contexto,
nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens
ligados àquele movimento, de se fazer música, dança, poesia e pintura. Os DJs
Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, GrandWizard Theodore,
GrandMixer DST (hoje DXT), Holywood e Pete Jones, entre outros, observaram e
participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais
estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.
As gangues foram
encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência
em que viviam submersas, e passaram a freqüentar as festas e dançar break,
competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de
Afrika Bambaataa, considerado hoje o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador
da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como
"master of records" (mestre dos discos), por sua vasta coleção de
discos de vinil.
DJ Hollywood foi um
DJ de grande importância para o movimento. Apesar de tocar ritmos mais pop como
a discoteca, foi o primeiro a introduzir em suas festas MCs que animavam com
rimas e frases que deram início ao rap. Os MCs passaram a fazer discursos rimados
sobre a comunidade, à festa e outros aspectos da vida cotidiana. Taki 183, o
grande mestre do Pixo, fez uma revolução em Nova Iorque ao lançar suas
"Tags" (assinaturas) por toda cidade, sendo noticiado até no New York
Times à época. Depois dele vieram Blade, Zephyr, Seen, Dondi, Futura 2000, Lady
Pink, Phase 2, entre outros.
Em 12 de novembro de
1973 foi criada a primeira organização que tinha em seus interesses o hip hop,
cuja sede estava situada no bairro do Bronx. A Zulu Nation tem como objetivo
acabar com os vários problemas dos jovens dos subúrbios, especialmente a violência.
Começaram a organizar "batalhas" não violentas entre gangues com um
objetivo pacificador. As batalhas consistiam em uma competição artística.
bonito o template
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